quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hoje presenciei uma situação intrigante. Na fila do caixa eletrônico havia cerca de 15 pessoas. Um rapaz chega com um capacete na mão, mancando, e vai até o próxima pessoa que irá ao caixa, pede por favor que o deixe ir na frente e, mostrando a região da panturrilha, diz que está com um ferimento.
De fato estava com um ferimento, não parecia ser nem tão simples, nem tão grave.
Bem, a pessoa da fila o deixou passar. Imediatamente uma senhora diz: "meu senhor a fila é esta aqui". E o rapaz: "minha senhora, não está vendo? estou machucado, e o moço aqui permitiu que eu passasse na frente". A senhora continuou: "então se você está com pressa, eu também estou, se o moço lhe cedeu a frente, então o moço vá para o final da fila". Voltando-se para o moço que cedeu a vez na fila, a senhora continuou: "o senhor vai fazer isso por ele? se for assim tudo bem, porque eu estou com pressa!".
O moço saiu de seu lugar na fila deixando que o rapaz com ferimento se utilizasse do caixa. As outras pessoas da fila disseram: "não, não precisa sair so seu lugar, pode ficar". Mas mesmo assim o moço saiu, olhou para a senhora e indagou: "pra ser gentil não precisa ter pressa não é?".
O moço não ficou na fila, foi embora depois de têla enfrentado inteira.
Acho que ele ficou um pouco nervoso, percebia-se enquandt olhava para a senhora e dizia aquelas palavras para ela.

Várias vezes nos deparamos com situações de pessoas "furando" filas. De fato, para os que estão atrás isso é horrivel, talvez nem tanto para os que estejam mais na frente.
Mas, e no caso contado, o que fazer? Ser gentil como o moço foi para o rapaz? Ou fazer como a senhora?

Bem, de qualquer forma, a senhora se sentiu mal, com todos olhando para ela. E provavelmente ela não esperaria que, sem discutir, o moço saísse da fila doando seu lugar para o outro rapaz.

Um comentário:

  1. Nossa Pedro, é algo mesmo para pensar. Até onde vai a minha gentileza e o quanto é difícil ser gentil. A mulher se sentiu ofendida só que não pensou no problema do rapaz com a perna machucada, quis saber somente dela, que também estava com pressa; o outro talvez nem estivesse com tanta pressa mas com certeza seria complicado para ele esperar muito tempo com a perna machucada.

    Ô pessoas complicadas de entender.

    ResponderExcluir